Coliving: novo estilo de morar valoriza a convivência

Projeto da mostra baiana preza pelo compartilhar e conta com a praticidade dos pisos vinílicos ePiso!

Como tudo ganha novas formas, com o tempo, o segmento da habitação também se renova. Popular na América do Norte e Europa, e ganhando força aos poucos no Brasil, o cohousing é um estilo de vida em comunidade, no qual pessoas possuem suas casas e dividem outros ambientes, como áreas de lazer ou de serviço. Teve início na Dinamarca na década de 1970, valorizando a convivência entre vizinhos e o compartilhamento de espaços e até recursos.

Na mesma linha, o coliving preza ainda mais pela socialização. Sendo uma tendência que incentiva a integração, a sustentabilidade e a colaboração, possui uma forma mais ampla de dividir espaços, de modo que os habitantes não têm casas, mas sim quartos e banheiros, e dividem as outras áreas. No lugar de várias casas dividindo um espaço em comum, há uma única casa, com vários quartos particulares e áreas compartilhadas. Diferente de uma república, onde o objetivo é morar junto para dividir as despesas, esta nova maneira de se morar prioriza a coletividade, enquanto a divisão de custos é um benefício.

Inspirada no tema “A Casa Viva”, a CASACOR Bahia 2018 traz ao público essa tendência que se mostra crescente, enfatizando o compartilhar, com lofts, coliving e costore, com uma loja e um restaurante colaborativos. Um dos ambientes que deixa claro esse conceito é a Cozinha e Jantar Coliving, projetada pelos arquitetos Luiz Claudio Motta e Marcus Lima. Idealizado para ser dividido entre quatro apartamentos, o projeto é de caráter único. Espaçoso, possui duas cozinhas com balcões para as refeições em um só lugar.

Pensando em praticidade, os profissionais optaram pelo piso vinílico ePiso em função da praticidade para a limpeza e manutenção. O padrão escolhido foi o Blocks, da linha Wood Planks. A escolha é justificada: “este revestimento proporciona conforto, beleza e muita funcionalidade, sendo ideal para ambientes compartilhados”, afirma Marcus.

A CASACOR Bahia 2018 acontece de 02 de outubro a 11 de novembro de 2018, de terça-feira a domingo, das 16 às 21 horas, na Chácara Baluarte – Santo Antônio Além do Carmo.

Sobre a linha Wood Planks
É de fácil instalação e manutenção, não inflamável, antialérgica, antibacteriana e resistente. Possui conforto acústico e térmico e é sustentável, assim como o coliving, pois é produzida com PVC e é reciclável, além de ser simples de limpar, bastando um pano úmido. Seus padrões imitam a madeira com perfeição, garantindo todo o conforto e beleza deste material. A linha é ideal para projetos residenciais e comerciais de tráfego leve, podendo ser instalada tanto em pisos como em paredes e tetos. As réguas estão disponíveis no formato 20,32 cm x 121,92 cm, com 2 mm de espessura e 0,2 mm de capa de uso. Ganhou recentemente quatro novos padrões: Aracajú, Goiânia, Recife e Vitória, que variam entre tons de marrom escuro, claro e acinzentado, seguindo as principais tendências do setor de decoração.

 

Sobre os arquitetos
Luiz Claudio Motta e Marcus Lima são arquitetos e designers de interiores, sócios na empresa Arquitetura 3 há mais de 25 anos. Especializados em projetos de lojas e showroom de grandes marcas pelo Brasil, com várias participações em mostras de decoração e publicações em revistas tanto na área de arquitetura quanto na decoração, os profissionais têm como marca registrada a criação de espaços criativos, personalizados e funcionais, além de optarem por materiais reciclados.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *